top of page
Buscar
Por Leia Faria

Auto Sabotagem. O Que É Isso?


Conhecendo e derrotando a auto sabotagem emocional.

A auto sabotagem nos rouba a felicidade, não permitindo que experimentemos um amadurecimento emocional, porque não nascemos para ser infantis.

Na dinâmica da vida, nascemos, crescemos, amadurecemos, envelhecemos e depois morremos. Quando nós nos auto sabotamos, até crescemos mas não amadurecemos. A auto sabotagem nos impede de transformar fraquezas em fortalezas. Dentro deste tema podemos analisar dois tipos de pessoas:

1 - Aquelas que usam as fraquezas para se fortalecerem. As fraquezas são como vitaminas.

Por exemplo, pessoas que quando são criticadas ou injustiçadas se sentem motivadas a provar o seu valor e superar a adversidade. Estas pessoas tem conhecimento do valor próprio e não se abalam facilmente e como resultado, elas não se sabotam facilmente.

2 - Aquelas que usam as fraquezas para se auto sabotarem. As fraquezas são como veneno.

Por exemplo, pessoas que quando são criticadas ou injustiçadas, acreditam na crítica, choram e se decepcionam profundamente ao ponto de aceitar a derrota e se deprimirem. Estas pessoas se sabotam e sofrem de baixa estima (leia meu último artigo).

A partir deste entendimento, podemos descrever o ciclo da auto sabotagem. As pessoas que se sabotam sentem medo de enfrentar crises, realidades ou debilidades pessoais. Isso as leva a criar situações que temporariamente parecem justificar sua predisposição a se auto sabotarem. Após a consumação do ato, as consequências geradas a partir da auto sabotagem geram sentimento de culpa. A culpa leva à raiva, a raiva é projetada em alguém ou na própria pessoa, levando a pessoa a um enorme mal humor e insatisfação pessoal, que leva a um sentimento de inferioridade, gerando ansiedade e até mesmo a depressão.

Gostaria de deixar alguns exemplos para facilitar a compreensão:

1 - Você está cansada e não quer ir ao trabalho no dia seguinte. Seu senso de responsabilidade lhe acusa e você sabe que não pode simplesmente deixar de ir trabalhar sem nenhum motivo. Seu marido chega em casa e vocês tem uma discussão sobre um assunto qualquer. Para se vingar de seu marido você fica em casa no dia seguinte para o fazer sentir culpado por sua tristeza. Na verdade você não queria trabalhar e já estava predisposta a isso. A briga com o marido serviu de pretexto para você se auto sabotar. Como consequência você poderia perder o trabalho, perder crédito com seu chefe etc... Este exemplo mostra como podemos usar outras pessoas como auxílio de auto sabotagem.

2 - É fim de semana e você passou o dia se divertindo, até aqui nada demais. No final do dia, você tem um compromisso mas depois de ter passado o dia passeando, você apenas quer ficar em casa descansando, mas você sabe que não pode simplesmente deixar de cumprir seu compromisso. Então, você percebe que está com uma leve dor de cabeça. É isso que você precisava! Uma boa desculpa para legitimar o seu desejo e predisposição em não cumprir seu compromisso. Você liga e desmarca seu compromisso dizendo que “está doente” mas na verdade, você está mesmo com dor de cabeça mas nada que seja insuportável ou que você não possa tomar um remédio. No momento você se sente satisfeita com o pretexto e você diz para si mesmo que não é mentira. No dia seguinte se sente arrependida pois sua consciência te acusa da desfeita que você causou simplesmente porque estava cansada... Este exemplo mostra como podemos usar a nós mesmos para nos sabotarmos.

Para ser feliz e pleno, é muito importante combater a auto sabotagem e prosseguir em nosso amadurecimento pessoal. As pessoas que se auto sabotam não somente interrompem seu amadurecimento e crescimento mas também vivem desiludidas, frustradas e mal sucedidas pois a auto sabotagem joga por terra qualquer possibilidade de sucesso. Este é um tema muito complexo e que pode e deve ser desenvolvido, mas, deixo a seguir algumas dicas para você.

Desenvolvendo a maturidade e destronando a auto sabotagem

* Autoconhecimento. Quem eu sou de verdade?

* Quando me sinto culpado(a), ou culpo alguém, será que tenho usado isso como desculpa para minha auto sabotagem?

* Quais são as minhas crenças que formam o meu próprio "Eu"?

* Decidir o que vou fazer com o objeto da minha auto sabotagem.

* Praticar a auto motivação pessoal.

* Assumir as minhas fraquezas.

* Deixar que Deus te ajude a canalizar, transformar as fraquezas em fortalezas...Porque as nossas fraquezas assim como as nossas fortalezas, fazem parte do projeto do plano de Deus para nos fazer feliz.

Se você sente que sofre de problemas de auto sabotagem e que sua vida tem sido negativamente prejudicada pelas consequências, medite neste artigo e procure um profissional se for necessário.

Deus te abençoe!

Pra e Psicóloga Leia Faria

Celphone: (704) 516-1536


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page