top of page
Buscar
Da Redação

Vencer a si mesmo. Você consegue?


O que motiva você? Quais são as suas armas utilizadas para a automotivação? Como vencer o que deseja lhe derrubar? Quem é o seu maior inimigo?

A psicóloga Leia Faria escreveu uma matéria para a ‘Hi Brazil!’ sobre a ‘auto sabotagem’ e como devemos vencê-la (veja aqui). Ela deixa claro que a ‘auto sabotagem’ é enganar a si próprio, criar uma defesa enganosa para justificar uma ação. É sabotar os seus próprios atos. Isso não somente gera uma mentira para si próprio como automaticamente é gerada uma mentira para outros.

Observe a este caso: Uma empresa em dificuldades com o seu pessoal, não crescia por ter um quadro de funcionários preguiçosos e não comprometidos. Uma equipe contratada para identificar e solucionar o problema convocou todos os trabalhadores para o ginásio onde estaria acontecendo o velório do funcionário culpado de todos os prejuízos contabilizados naquela companhia. Porém, o seu nome não fora divulgado. Logo a curiosidade tomou conta das pessoas que imediatamente se dirigiram para o local perguntando a si e aos outros quem seria esse funcionário. Foi organizada uma longa fila que terminaria na urna funerário, que estava fechada e só aquela janelinha sobre o rosto do morto aberta. As pessoas curiosas ao passar pelo caixão olhavam pela janelinha para identificar quem havia morrido. Eles olhavam e saiam com cara de desconfiados. Ao sair dali todos eram direcionados para as cadeiras no canto do ginásio. Uma hora mais tarde os organizadores fizeram as seguintes perguntas para todos: “Quem você viu no caixão? Você identificou a pessoa que tanto atrapalhou o crescimento desta companhia, causando-lhe altos prejuízos?”. O silêncio que pairava sobre todos foi quebrado por uma voz que vinha lá detrás que dizia: “Eu não identifiquei o morto porque quando olhei pela janelinha vi apenas o meu rosto refletido num espelho”. E todos, praticamente ao mesmo tempo, disseram: “O meu rosto também foi refletido”.

O diretor da companhia que era um homem de bem pegou o microfone e falou: "Graças a Deus... hoje morreu a pessoa que causou todos os prejuízos para esta empresa. Essa pessoa era você mesma. Mas, hoje está acontecendo o seu velório, pois identificamos e simbolicamente matamos essa pessoa. A partir de agora seremos outros. Faremos diferente, cuidaremos da empresa como se ela fosse a nossa própria vida. Assim, nós acabamos de vencer o nosso próprio mal. Acabamos de vencer a nós mesmos”. Com essas palavras e a importante ideia da equipe contratada, os funcionários passaram a ter outro comportamento profissional dali para frente, pois entenderam que precisavam, antes de tudo, vencer a si mesmos.

Há solução para tudo na vida. A bíblia diz que o homem inteligente aprende com os seus próprio erros, mas, o homem sábio aprende com os erros dos outros. Vencer o seu próprio mal, vencer a si mesmo, vencer aquilo que nos atrapalha. Transformar o NÃO em um SIM (eu consigo) não é uma tarefa fácil. Mas, precisa ser feita. E o peso da dificuldade passa a ser mais leve quando, pela fé em Deus, pedimos-Lhe socorro para que recebamos sabedoria e encontrar as saídas necessárias.

“Existem muitas pessoas espiritualmente doentes. Essas pessoas estão fracas e procuram nas coisas e nas pessoas uma justificativa e uma solução para os seus problemas, quando está nela própria a solução de tudo. Ela precisa vencer a si mesma e, daí para frente, as outras coisas lhe serão acrescentadas”, afirma a psicóloga Leia Faria.

A ‘Hi, Brazil!’ pesquisou e encontrou um vídeo que ilustrasse este artigo. Assista!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page