top of page
Buscar
Por Rosy Balk

Vivendo Na América


Hoje as dicas são ótimas para quem veio recentemente para os Estados Unidos. São coisas que no Brasil são difíceis se ter acesso mas que, na América, se consegue até com certa facilidade. São sonhos e necessidades para nós brasileiros que seriam realizados através de anos e anos de trabalho e, mesmo assim, muitos de nós morremos e não conquistamos. Porém, nos Estados Unidos é tudo bem diferente.

A primeira e melhor oportunidade que o cidadão comum tem é adquirir sua própria casa sem a necessidade de um “plano de governo”. Isto é um fato. É comum há muitos anos, qualquer cidadão tem acesso a sua casa própria comprada no prazo de até 30 anos, e o preço? Bem, esse é o melhor de todos. O preço é o de mercado e as construções totalmente diferentes do Brasil, construídas em madeira e parte com cimento e estrutura para que fiquem resistentes às chuvas e trovoadas mas, extremamente fáceis de fazer, com acabamento impecável, bonito e prático. Com espaços suficientes para guardar o que você imaginar em uma casa grande para um tipo de casa “pequena” daqui. Ah... interessante lembrar, as casas já vem com os armários da cozinha, geladeira, fogão, máquina de lavar louças e forno de micro-ondas. É comum ninguém retirar esses utensílios quando vende a casa, mesmo porque para onde a pessoa vai terá tudo da mesma forma, talvez melhor e mais novo, dependendo de suas possibilidades financeiras. A maioria também possui máquina de lavar roupas e secadora, detalhe: aqui é proibido estender roupas fora de casa. Não, não é brincadeira... é assim mesmo. A localização dessas máquinas é que é interessante, ficam em um espaço perto dos quartos. Mas, Rosy, perto dos quartos? Sim… e eu descobri literalmente que é muito mais fácil porque é de onde toda a roupa vem e vai, ou seja, muito mais prático do que a lavanderia perto da cozinha como é no Brasil.

Mas, o melhor de tudo é que os juros são baixíssimos, em comparação ao Brasil. Paga-se imposto e é cobrado juntamente com o seu mortgage (que é o nome do empréstimo), assim, quando tiver de pagar o imposto anual, você já o terá pago durante o ano inteiro em suaves prestações e caso o seu Banco cobrar algo a mais, devolverá literalmente a você cada centavo, descontados da sua próxima prestação.

As casas parecem um sonho ou cenas de um filme, não é mesmo? Tudo é ajardinado, limpo e bonito. As calçadas são todas de grama e tem um espaço estreito para pedestres e as entradas para os carros que geralmente são asfaltadas. O resto é todo de grama, árvores e jardins muitíssimo bem cuidados. E claro... como você já deve ter notado, existe aquele poste pequeno com a caixa do correio, com uma alavanca vermelha que sinaliza para o carteiro saber que você tem algo para ser postado. Isso mesmo, o carteiro entrega cartas e leva as suas para postagem gratuitamente, já que você sabe que tem de colocar os selos suficientes para onde quer enviar sua correspondência. DVD’s também? Sim, DVD`s também e as caixas não tem cadeados. Tudo é de livre acesso mas, é claro que ninguém mexe na caixa um do outro, ninguém rouba nada, tudo é extremamente seguro. Além de tudo isso, as casas não tem muros ou cercas, com raríssimas exceções, por causa dos animais, que não podem andar soltos na rua, o que também é proibido, só animais silvestres como coelhos, esquilos, passarinhos, veados, coiotes, racum e cervos são livres e convivem bem com os cidadãos.

Muitos, como eu faço, colocam comida para passarinhos ou esquilos pendurados em seus jardins. E alguns se sentem tão “em casa” que constroem seus ninhos no telhado ou em enfeites na parede externa.

Outra dica é sobre carros... ah! Esses lindos e maravilhosos carros, pequenos, médios, grandes e enormes!!! Sim, todos são acessíveis à compra em até 5 anos e com juros baixíssimos. Os impostos são estaduais e tem de ser pagos anualmente ou quando são comprados, paga-se a diferença a maior se houver, caso contrário, por incrível que pareça, eles devolvem o dinheiro pago a mais e, isso não é piada. É a pura verdade. Outro dia tirei uma foto da devolução do imposto que meu marido recebeu com a venda do seu Corvette.

Uma das facilidades que temos também é em ter as melhores marcas de roupas e calçados a preços acessíveis, além das ofertas nas grandes lojas, ainda pode-se encontrar ofertas imperdíveis principalmente de tênis, camisetas ou vestidos para usar toda hora.

Além de todas as marcas americanas (em sua maioria produzidas na China e países Asiáticos), temos um número enorme de outras marcas com fabricação desses próprios países, a preços imperdíveis mas, como aqui é 1º mundo, os materiais não são como no Brasil, que quebram facilmente ou simplesmente não funcionam, aqui os produtos tem mais qualidade mesmo porque os americanos são muito exigentes.

Atualmente, muitos americanos como eu e meu marido aderimos ao movimento “América para os Americanos”, ou seja, só compramos produtos produzidos aqui, até para manter os empregos para os americanos, mesmo que o preço seja maior. Cremos que a América voltará a ser um grande produtor como foi há alguns anos atrás. É uma onda que vem crescendo dia a dia, pois já é possível encontrar em muitas lojas as etiquetas “made in America” em tamanho grande para chamar mesmo a atenção. Além de todos os produtos frescos nos supermercados que também exibem etiquetas indicando que as frutas e legumes são de produtores da nossa região. E, além de serem frescos estão sem inseticida porque a onda agora são os produtos orgânicos. Os grandes supermercados tem esse tipo de mercadoria e espaços específicos para que estejam expostos com fácil acesso. Aqui, ao lado da minha casa em Fort Mill, o supermercado Food Lion, mudou totalmente a estrutura para atender a nova exigência dos consumidores. Eles estão mais próximos e seguros e atendem a todas as nossas perspectivas

Bom, tenho muitas outras dicas mas, o texto está virando um livro e vou deixar para que você possa ir refletindo sobre esses assuntos aqui comentados.

Então, fica o conselho de quem mora por estas bandas há muitos anos: trabalhe, pague os seus impostos e respeite as leis americanas, principalmente quando você estiver ao volante de algum veículo.

Até outra vez!


337 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page