top of page
Buscar
Da Redação

A 'Verdade' Sobre A Queda Do Avião


A verdade (ou especulações) sobre a queda do avião.

Circula pelo WhatsApp um áudio de uma pessoa que fala em “portunhol” (uma mistura das línguas portuguesa e espanhola) dizendo que a imprensa brasileira não sabe da verdade sobre o avião fretado pela delegação do Chapecoense que caiu. É bem possível que você já conheça o conteúdo das declarações, pois já deve ter recebido de um amigo qualquer.

Segundo o áudio a direção do Chapecoense fretou um avião para um jogo de final da Copa Sul-americana, sem a menor condição de autonomia para a rota, resultando no acidente que deixou 71 mortos e 6 sobreviventes.

O acidente aconteceu na noite de segunda-feira (28/11/2016), já próximo ao aeroporto José Maria Cordova, na cidade de Medellin, na Colômbia, batendo em um morro. Segundo a gravação os donos da aeronave costumavam colocar combustível no limite do percurso a ser feito, sem a margem de segurança que é exigida pelas leis internacionais de controle de voos.

A partir deste momento a HiBrazil relata o teor da gravação na linguagem como foi dita: “Este avião, eu o atendia no meu hangar, ele chegou cinco ou seis vezes nos últimos 40 dias. O equipe nacional viajou duas vezes nele, o Esporte do Paraguai viajou nele, a seleção da Venezuela, a seleção da Argentina e da Bolívia. O caras (pilotos ou os donos da aeronave) sempre viajavam no limite do combustível para fazer mais dinheiro. Faz uma semana que eu falei com um dos meus advogados para fazer uma carta tentando proibir a operação daquela aeronave, mas acho que não chegou a tiempo e os caras conseguiram outro permisso para fazer o voo de ontem (na segunda-feira)”, comenta a pessoa no áudio.

No terceiro bloco de áudio, ele afirma: “O Chapecoense alugou uma aeronave que não tinha autonomia para fazer essa viagem, com as condições de tiempo ruim, com as condições de vento contra, foi isso que aconteceu. O Jornal Nacional (telejornal diário de Rede Globo) está perdido, todo o pessoal do Brasil está perdido, eles não entendem o que está acontecendo. E a aeronave tiene 2.965 (km) de autonomia de voo e eles voaram 2.975 (km) e ainda faltava 20, 30 milhas para chegar no aeroporto. Na última vez que o avião chegou ao meu hangar eu briguei com o capitão por ter percebido o que ele estava fazendo com o combustível, e foi ai que mandei uma carta para a NAC colombiana dizendo o que eles estavam fazendo. E agora nesse voo eles estavam com muito peso, muito longe e eles não tinham combustível para tal”.

No quarto e último bloco o áudio diz o seguinte: Aí o que aconteceu... o avião chegou perto de Medellin, outro avião declarou emergência por vazamento de combustível de um dos motores, aí eles deram a preferência. A torre chamou os outros 4 aeronaves perguntando se precisavam de alguma coisa e o cara escondeu (o capitão da aeronave que caiu, presume-se) que não tinha mais combustível. Ele fez dois voltas e depois de cinco minutos perguntou para a torre biem tranquilamente, ‘vocês sabem há quanto tiempo a gente está pousando?’. A torre falou: você é o turno 3. Tem uma companhia chilena na frente e tem um Copa na frente! ‘Beleza’, responde o capitão. Três minutos mais tarde o cara (o capitão da aeronave que caiu, presume-se) falou: Estou precisando pousar pois estou quase sem combustível. Aí os dois aviões saem da frente e o cara começa a descer. Aí ele fala: tenho uma pane elétrica (no intuito de esconder a verdade). Por que ele falou isso? Porque se ele fala que estava sem combustível nenhum os donos da aeronave receberiam um multa tão grande que aquela empresa ali vai na quebra (referindo-se a falência da empresa)”. No áudio contém ainda a informação de que a companhia tinha somente uma aeronave e, esta já não existe mais.

Recebemos este conjunto de 4 áudios pelo aplicativo WhatsApp de um leitor brasileiro que reside na América Central. “Recebi esta mensagem de um amiga da Venezuela”, digitou. Porém, não podemos afirmar que as declarações são verdadeiras. O conteúdo é de uma denúncia grave e cai sobre os donos da empresa que, segundo as declarações eram dois sócios/diretores e um deles morreu no acidente. Tudo precisa ser apurado para que, se confirmado, os culpados sejam condenados. Afinal de contas muitas vidas preciosas foram perdidas.

Continuamos atentos aos acontecimentos relativos a este caso.

Veja uma das matérias da Rede Globo através do link a seguir, onde o apresentador William Waack não segura a emoção ao noticiar o caso no Jornal da Globo (em 29/11/2016). O noticiário confirma alguns fatos e revela outros. Confira! http://youtu.be/MH1XGFnKzVc


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page