top of page
Buscar
Por Leia Faria

O Potencial das Palavras


Palavras podem mudar a sua vida para melhor ou para pior. Se mudarmos a maneira de pensar mudaremos a forma de falar e logo mudaremos a forma de sentir. Assim as nossas atitudes serão diferentes e melhores. "Penso logo existo", disse Rene Descarte.

Alguns exemplos de palavras destrutivas incluem: murmuração, fuxico, difamação, calúnia, agoureiro, maldizeres, mentiras, agressão verbal, humor negro (fazer piadas de mal gosto para diminuir as pessoas)... estas são formas verbais de destruir pessoas ou a você mesmo.

Quem nunca foi acusado por problemas relacionados com a língua? A maior parte dos relacionamentos são quebrados e fragmentados por causa de palavras que não deveriam ser pronunciadas ou usadas com um tom de voz errado.

Palavras levantam e derrubam, animam e desanimam, abençoam e amaldiçoam, gera vida ou morte. Palavras comunicam uma mensagem boa ou ruim. A palavra é um verbo em ação e são autoridades em exercício no mundo espiritual.

Precisamos ser canais de benção e não de maldição na vida das pessoas, principalmente na nossa própria vida. Vejamos alguns exemplos de palavras destrutivas:

“Ah! meu dinheiro não dá para nada..." - E não vai dar mesmo pois a tendência é piorar.

“Ah! Vai embora eu não te amo..." - Na verdade você ama e ama muito. O seu cônjuge vai embora e você sofrerá bastante com esta perca.

“Ah! Você só me da desgosto, porque você não é igual o filho da minha amiga?” - Triste comentário...

“Ah! Eu não sirvo para nada e não faço nada certo”. - Evite definir-se negativamente...

Efésios 4:29-30. 29 diz: "Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem". 30 diz: "E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará".

Cuidado com o que você fala. Se quiser ser feliz mude a forma de falar. Talvez você esteja pensando, eu só falo assim quando estou nervosa[o]. Talvez você esteja pensando, eu não consigo controlar, educar e disciplinar a minha língua.

Provérbios 21:23 diz: "Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz".

Precisamos educar e disciplinar a nossa língua. Palavras tem o poder de te aprisionar.

Provérbios 18:7 diz: "Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras".

Provérbios 6:2 pergunta; "Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?"

Precisamos ter cuidado com o que falamos. Você tem jogado a psicologia da vida ou a da morte? Da benção ou da maldição? As palavras escritas também tem o mesmo poder e efeito. Por exemplo, o que você escreve no Facebook, Twitter, livros, músicas, poesias, tudo são palavras e surgem o mesmo efeito das palavras mencionadas.

O falar amável é como árvore de vida. Não seja grosseiro, não difame pessoas. Difamar significa tirar a fama de alguém. Não fale calúnia de pessoas, calúnia significa inventar algo sobre alguém. Não seja fuxiqueiro ou fofoqueiro pois isso significa passar adiante uma notícia ruim sobre alguém. A ética explica, não fale das pessoas o que você não quer que falem sobre você. Seja educado, gentil, amável, sincero, verdadeiro com o próximo e com você mesmo.

Termino deixando umas dicas para você:

- Mude a forma de pensar. Se sua forma de sentir mudar, a sua forma de falar também mudará e só assim as suas atitudes mudarão.

- Para mudar qualquer mau hábito é preciso pelo menos 3 meses de disciplina, repetindo as mesmas atitudes. Se o que você está pensando em falar não é bom, não edifica e não constrói nada positivo, faça a opção de não falar.

- Se você sofrer uma recaída, peça desculpa e recomesse tudo de novo.

- Não desista de ser uma pessoa cada fez melhor para você e para os outros em sua volta.

- Peça a ajuda do Espírito Santo de Deus nesta nova caminha.. O salmista Davi orava assim: “Senhor poe um guarda em minha boca”.

Que Deus os abençoe ricamente!

Psicóloga e Pastora Leia Faria

704-5161536 Gostou deste artigo? Caso queira mais esclarecimentos sobre este assunto, comente ou tire suas dúvidas utilizando o quadro de comentários. O telefone da autora do artigo também está a sua disposição.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page