top of page
Buscar
Pr Jean Paul

Boas-Vindas Para Jesus


Mateus 1:18-2:12 - O Nascimento de Jesus Cristo

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.

Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo?”.

Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: “Em Belém da Judeia; pois assim escreveu o profeta:

"‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’”.

Então, Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: “Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”.

Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.

O Natal é o dia mais importante do ano. O Natal é a mais aguardada, mais festejada e badalada data do calendário. O nascimento de Cristo dividiu a História. Antes, a marca central era a fundação da cidade de Roma, que ocorreu em 753 a.C. Mas, com Jesus tudo mudou. O Natal é portanto esta data especial, onde até mesmo os mais incrédulos param por alguns instantes para pensar em suas famílias, vidas e conduta.

O Natal é tão incrível que já parou uma Guerra Mundial. Em 1914 soldados alemães lutavam contra ingleses no interior da França. Quando chegou a manhã do Natal não se ouviu um tiro sequer. Quando os ingleses perceberam, os alemães estavam quietos porque era dia de Natal! Os soldados montaram um time de cada país e fizeram um jogo de futebol naquela tarde! Isso é simplesmente impressionante, somente o Natal foi capaz de dar uma trégua na I Guerra Mundial!

O Natal é o nascimento de Jesus. Natal é Emanuel, Deus conosco. Natal significa que Deus chegou mais perto de nós, significa que a luz veio brilhar nas trevas. Natal significa salvação!

O texto nos mostra dois grupos de pessoas no primeiro Natal: Primeiro aqueles que rejeitaram a Jesus, e em segundo, aqueles que aceitaram Jesus:

1. Como é possível rejeitar a Cristo? As pessoas rejeitam a Cristo por causa do orgulho. Herodes ficou desesperado quando soube que Jesus havia nascido. Ele não queria perder o seu trono, era orgulhoso demais. Vemos as características de quem não aceita Jesus, olhando para Herodes. Veja como Herodes era: mentiroso, interesseiro, ignorante espiritualmente, disposto a fazer todas as coisas menos a receber Jesus. Herodes e todas as pessoas que desprezam Cristo também são pessoas perturbadas. "Herodes ficou perturbado e com ele toda Jerusalém". Nas universidades, empresas, governo, cortes existem professores desembargadores, juízes, gente rica e realizada. Gente que viaja o mundo todo e fala vários idiomas. Mas são pessoas perturbadas. Gente que tem tudo mas não tem nada. Ficam chorando suas mágoas. E o grande problema é que a pessoa perturbada não sofre sozinha: a família, os amigos e os próximos também sofrem. Veja que toda Jerusalém se perturbou.

2. Mas por outro lado, podemos aprender com os reis magos. Eles aceitaram a Cristo, receberam a Cristo, adoraram a Cristo. Podemos aprender com eles a receber e dar boas-vindas a Jesus, podemos aprender a receber mais de Jesus. Eles eram o oposto de Herodes. Eles eram humildes. Não se importavam em viajar até um estábulo para se prostrar diante de um menino, filho de uma jovem mulher e de um simples carpinteiro. Precisamos ser pessoas melhores, mais piedosas, mais humildes, mais santas. Jesus disse "Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração". Os reis também eram abnegados. Deixaram suas coisas para trás e vieram até Cristo. Para receber Jesus é preciso deixar as trevas, deixar o pecado. Não se pode servir a dois senhores. É preciso IR até Cristo. Ele disse que poderia aliviar os sofrimentos de todos os cansados, abatidos, doentes, aflitos, etc, mas para isso seria preciso IR até ele. "VENHAM A MIM" disse Jesus. Se estamos dispostos a encontrar Jesus, precisamos estar dispostos a abandonar o que não presta.

Nesta época é muito comum ouvirmos vários cantores na televisão cantando "Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui!". Mas, isso nada adianta porque este povo não está disposto a abandonar a imoralidade, o orgulho, a mentira, a infidelidade, os prazeres do mundo. Precisamos ser abnegados se queremos Jesus.

Os reis magos também foram submissos a estrela e foram perseverantes quando ela parou de brilhar. Eles não voltaram para trás, não desanimaram, mas foram se informar "onde está o recém-nascido rei dos judeus?". Por fim, eles foram adoradores.

Perceba que embora tudo seja especial no Natal, as pessoas continuam as mesmas. Amanhã continuam as separações, divórcios, roubos e todas podridões do mundo. Somente se recebermos a Jesus Cristo, se o adorarmos, este Natal terá sentido. Só se recebermos a Cristo nós mudaremos.

Natal é dia de adoração. É dia de entregarmos nossas vidas como um presente para Cristo. É dia de agradecimento e louvor a Deus.

Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, O Alfa e o Ômega, O Princípio e o Fim, O Ungido, Mestre, Rei dos reis, Senhor dos senhores, Leão da Tribo de Judá, Jesus Cristo, Emanuel!

“Mesmo que cristo nasça mil vezes em Belém, e não nasça em teu coração, estás perdido para sempre, nasceste em vão” (Angelus Silesius).

Jean Paul é pastor e responsável, juntamente com sua esposa Leia Faria, pela Igreja Batista denominada New Life Brazilian Church. Cultos às sextas-feiras em Matthews/NC e aos domingos em Pineville/NC, ambas as cidades situadas na área de Charlotte/NC. Veja mais detalhes na página do Facebook: New Life Brazilian Church.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page