top of page
Buscar
Por Leia Faria

As Desordens de Personalidade Antissociais - Parte 2.


Os sintomas da sociopatia e da psicopatia começam a aparecer, em média, a partir dos quinze anos de idade: crueldade com animais, ausência de consciência, remorso ou culpa por atos antissociais. O sujeito pode até entender a norma social, porém não há qualquer resposta emocional das consequências dos próprios atos.

Análise Bíblica Sobre A Psicopatia:

Como cristã, não pude deixar de buscar em minha mente e na Bíblia referência ao tema. Apesar de não haver nada explícito, podemos rever o comportamento de alguns personagens. Por exemplo, ao estudar as atitudes de Saul, vejo que ele foi um homem frio que não firma laços afetivos com ninguém e põe em risco a vida dos filhos para alcançar seus objetivos. Se arrepende apenas da boca para fora, mente e apesar de todas as repreensões, morre no erro e negando a fé 1 Samuel 28. Saul era um incurável? Incorrigível? Sem consciência?

Outro candidato a ser diagnosticado com o mal, seria Judas Iscariotes. Como pôde ser tão próximo de Jesus e fazer o que fez? Ser tão amado e desconhecer o amor? A Bíblia diz que ele se arrependeu de ter delatado Jesus aos inimigos, mas seu arrependimento foi bem parecido ao de Saul: Não conduziu ao novo nascimento. Apóstolo Paulo fala de dois tipos de arrependimento: Um para a morte e outro para a Vida (2 Cor 7:10)

Não estou dizendo que Saul e Judas eram psicopatas. No entanto, seus comportamentos eram semelhantes ao de um. A história do Rei Saul está descrita no Livro de 1 Samuel e a de Judas nos Evangelhos.

Se psicopata não tem consciência e é incapaz de amar, logo, é impossível ser cristão e psicopata? Vejamos o que diz Mc 12: 28-30

“Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O Primeiro de todos os mandamentos é: Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo semelhante a este é amaras o teu próximo como a ti mesmo”

Amar é a essência do cristianismo, o maior dos mandamentos. Ser cristão e não amar é como céu sem estrela, mar sem água.

Segundo a medicina, um psicopata pode fingir muito bem, enganando até os mais experientes, no entanto, devido à superficialidade, em algum momento será descoberto. Ou seja, para a medicina é impossível ser cristão e psicopata. Eles podem casar, constituir família. Porém, devido à ausência de afetividade usará estes fatos para proveito próprio. Pessoas são como objetos para os psicopatas.

O estudo do caso que revolucionou o diagnóstico da psicopatia, contudo, é controverso se considerarmos a batalha travada no campo da espiritualidade. A frieza emocional dos psicopatas que os conduz a matar, mentir e aplicar toda sorte de delitos, também pode ter origem no mundo das trevas, vejamos João 8: 44

“Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, pai da mentira”.

Eis a origem da mentira: o diabo. Não é desordem biológica, mas espiritual. Esta passagem de João faz referência a Caim, assassino de seu irmão Abel. Seria ele julgado psicopata pela medicina? Estaria em algum presídio, fazendo companhia a milhares de outros psicopatas? A Medicina Não Cura, Jesus Cura? No próximo capítulo farei o fechamento deste artigo. Até lá! Link da primeira parte deste artigo: https://www.tronnos.com/single-post/2017/02/01/As-Desordens-de-Personalidade-Antissociais---Parte-1

Psicóloga e Pastora Leia Faria Cell Phone: (704)-5161536.

Gostou deste artigo? Caso queira mais esclarecimentos sobre este assunto, comente ou tire suas dúvidas utilizando o quadro de comentários. O telefone da autora do artigo também está a sua disposição.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page