top of page
Buscar
Das Redes Sociais

Fui abordado pela polícia. O que fazer?


Está aí uma pergunta que muitos brasileiros fazem a si mesmos... O que eu vou fazer quando visualizar, atrás do meu carro, aquelas luzes do carro policial azuis e brancas piscando, indicando que eu devo parar? Muito simples... É só seguir as instruções de quem vive aqui, na América, há mais tempo que você e, não terá problemas. Os conselhos partiram, muito amigavelmente, de quem já tem experiência na América e sabe que por aqui a coisas funcionam da forma correta, como deveria ser em todo lugar do mundo. Mas, especificamente, nos Estados Unidos a polícia é respeitada porque seu papel é servir a comunidade da melhor forma possível. O errado é penalizado, não tem ‘jeitinho’ brasileiro que resolva. Aqui, o policial que prende um criminoso é enaltecido pelo seu excelente trabalho e os meios de comunicação noticiam o fato com orgulho. Bem, voltando ao caso da abordagem policial, veja a história de Alex Coelho, engenheiro e vive em San Francisco, na Califórnia. Ele fez uma postagem no Facebook, no grupo Brasileiros na Flórida, contando como foi abordado e quais procedimentos tomou para facilitar o trabalho do policial e, claro, zelar pela sua própria segurança (o texto a seguir está exatamente como foi escrito por Alex Coelho). “Well... Hoje tomei um pull over (fui parado pela polícia). Se você ainda não foi parado saiba como se comportar:

Tava dirigindo de boa quando olhei no retrovisor e vi um black and white atrás de mim. Passaram 15 segundos e ele acendeu as luzes. “Ohhh fuck”. Mudei uma pista pra direita, ele veio atrás, mudei mais uma ele veio atrás, então era eu mesmo.

Liguei o pisca-alerta pra indicar que já tinha visto o policial e procurei um lugar seguro pra parar e não colocar nossas vidas em risco.

Parei o carro, desliguei o motor, abri as duas janelas e coloquei a chave do carro no painel em um lugar visível.

Mantive as duas mãos no volante o tempo todo. Não procure nada no carro e não faça nenhum movimento brusco até o policial te abordar.

Sempre trate o policial com respeito e educação que eles irão te tratar da mesma maneira. Eles estão servindo a comunidade. Se vier com postura de esquerdista brasileiro que odeia polícia o caldo vai engrossar pro seu lado.

Dei bom dia pro policial, disse a ele que eu deveria ter feito alguma coisa idiota mas não sabia o que já que não estava correndo, entrei na lane certa e usei a seta.

Ele riu e me disse que estava usando o celular. Eh, vacilo meu. Pediu minha carteira registration e insurance.

ANTES de pegar eu disse ao policial onde estavam. Guardo minha carteira atrás da tela do DVD e minha registration e insurance ficam no porta-luvas. Depois que disse onde estavam perguntei se ele autorizava eu pegar. Ele disse que sim e fui em frente e entreguei o que ele pediu.

Moral da história, fui educado, cooperei com a polícia, não fiz nada que o deixasse em situação de alerta e avisei sobre todos os movimentos que iria fazer.

Só levei um warning, não fui multado e liberado em menos de 1 minuto.

Eh uma situação chata mas acontece. Se você for multado não diga nada ao policial. Assuma seu erro, vá na corte e pague a multa. Aqui não tem jeitinho com a polícia. Peace!”. Gostou do artigo? Faça comentários na caixa abaixo.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page