top of page
Buscar
Da Redação

6 tipos de fome que você precisa conhecer.


Você sabia que existem vários tipos de fome? Nem sempre que o corpo sinaliza fome necessitamos comer. É intrigante mas, os especialistas afirmam que há certos tipos de fome que não precisam ser saciadas. Como assim?

Neste artigo iremos apresentar vários tipos de fome e a primeira delas é: a fome emocional. Ela não é realmente uma fome, não é uma fome orgânica. Ela é gerada pelos fatores emocionais e sempre que confundimos, pensando que ela necessita ser saciada, nos vem um terrível sentimento de culpa após a refeição. Você até pode se perguntar: “porque eu comi tanto?”. Segundo os nutricionistas essa é uma situação muito comum em todos nós mas, precisamos parar de descontar na comida nossas questões emocionais, como tristeza ou alegria, tensão, nervosismo, estresse e outros. Para identificar os tipos de fome é preciso muita atenção e disciplina. Fome orgânica: É a fome verdadeira, a fome fisiológica e deve ser atendida para que no corpo recarregue as energias gastas. Ela geralmente é a vontade de uma alimentação completa, nada em específico. A pessoa se sente bem quando está comendo. Mas, lembre-se: não saia da mesa totalmente saciado. Isso não é correto. Os nutricionista avisam que sair da mesa ainda com o desejo de comer um pouco mais é a coisa certa a fazer. É que o organismo necessita de tempo para sinalizar que está saciado. Mesmo saindo da mesa ainda com vontade de comer, em questão de minutos essa vontade desaparece. Fome do hábito: As pessoas que determinam uma hora certa para as refeições, geralmente são vítimas de erros. Entenda: se você come todos os dias ao meio-dia, vai chegar um momento em que mesmo sem fome você irá fazer a refeição, forçando a barra somente por causa da rotina. Fome de água: Costumamos confundir fome com sede. Acontece que muitas vezes o corpo está desidratado e precisa apenas de água. Mas, confundimos as coisas e logo queremos comer algo. Fiquemos atentos. Se bebermos água (2 litros, no mínimo) diariamente não teremos problemas. Falsa fome: Acontece quando confundimos o prazer com a vontade de comer. O exemplo disso é que quando estamos na praia parece sentirmos mais fome. Outro exemplo é sentir vontade de comer por ver uma cena de um filme onde os protagonistas comem algo. Fome por recompensa: Acontece quando após um dia agitado, ou ao retornar da academia queremos nos sabotar achando que merecemos algo a mais na refeição. Então, comemos mais do que devíamos e exageramos na sobremesa. O que devemos fazer para solucionar certos problemas com a comida? O primeiro passo é identificar o tipo de fome que o faz sentir-se mal. Depois você deve pedir ajuda a um nutricionista, escutá-lo e fazer tudo o que ele disser. Não custa nada relacionar os problemas aos especialista profissionais. Sua saúde sempre agradecerá.

(Este artigo foi baseado no especial “Fome ou vontade de comer?”, em www.huffpostbrasil.com – recentemente também divulgado no Twitter).


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page