top of page
Buscar
por: Ricardo Violy

O encontro da Verdade e a Mentira


Em um belo dia a ‘Verdade’ e a ‘Mentira’ se encontraram. "Hoje está um dia maravilhoso, não é mesmo?", disse a 'Mentira'. A ‘Verdade’ olhou para o céu, suspirou e concordou.

Na realidade o dia estava mesmo muito bonito... Era meados do outono e as folhas caiam das árvores, transformando as paisagens para receberem o frio que logo chegaria, apesar dos 27 graus célsius que hora fazia.

Naquele dia, a ‘Verdade’ e a ‘Mentira’ passearam juntas, visitando parques, praças e ruas históricas daquela cidade da Europa. Até que chegaram diante de um belo poço. A ‘Mentira’ põe um pouco da água na boca e saboreando-a disse: A água está ótima, gelada e doce. Isto me deu uma ideia... Que tal tomarmos um banho? A ‘Verdade’ ficou desconfiada, mas aceitou o convite pois havia constatado que a água estava realmente deliciosa e convidativa. Então, elas se despiram e iniciaram um delicioso banho.

De repente, sorrateiramente a ‘Mentira’ saiu da água, vestiu as roupas da ‘Verdade’ e partiu em disparada para longe daquele poço. A ‘Verdade’, quando percebeu os movimentos da ‘Mentira’, saiu do poço e correu em perseguição a ela que foi mais rápida, se distanciando. A ‘Verdade’ queria alcançar a ‘Mentira’ para pegar suas roupas de volta e por isso correu, abrindo espaço entre as pessoas e, estas olhavam desconfiadas e envergonhadas por causa da nudez da ‘Verdade’.

A ‘Verdade’, depois de muito procurar, em vão, por suas roupas, viu-se nua, entristeceu-se e retornou para o poço de onde desapareceu para sempre, escondendo em suas águas a sua dor.

Desde então, a ‘Mentira’ vive viajando ao redor do mundo vestida com as roupas da ‘Verdade’, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque percebeu que o mundo não tem nenhum desejo de encontrar a ‘verdade’ nua.

Isso é muito triste, não é mesmo? Mas, vamos refletir um pouco pois, esta parábola ainda não terminou...

Note que a ‘Verdade’, quando retornou ao poço, recusou-se a vestir as roupas da ‘Mentira’. E de não ter o porquê de se envergonhar, a ‘Verdade’ saiu ‘nua e crua’ pelas ruas e vilas... É por isso que, deste então, aos olhos de muita gente, é muito mais fácil aceitar a ‘Mentira’ vestida com as roupas da ‘Verdade’, do que a ‘Verdade’ nua e crua. Fonte: A parábola da Mentira e a Verdade.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page